domingo, 28 de setembro de 2014

Posições de repouso



Você sabe qual a melhor posição para uma grávida dormir ou cochilar durante o dia?
A foto do meio que está colorida mostra seis posições para repousar, que vale tanto para gestantes como qualquer pessoa. Mas nesse post nosso foco são as grávidas.
Em todas as posições a grávida deve estar deitada numa superfície plana, confo
rme ilustra a foto central.
Na posição 1, ela usa um travesseiro na parte de trás da cabeça. Porém, existem posições em que a grávida pode utilizar mais travesseiros, e que podem ser substituídos por lençóis e/ou toalhas, basta que ela coloque de uma forma que fique confortável, pois seu conforto deve vir em primeiro lugar 
Na posição 2 ela usa o travesseiro na cabeça e outro atrás das costas. Ao se virar, ela deve encaixar o travesseiro que estava nas costas, do lado da barriga (5). Vale lembrar que nessas posições, o travesseiro pode ficar alta e desproporcional, deixando-a desconfortável, então utilize lençóis para ficar mais baixo.
Na 3, a gestante se deita de lado com um travesseiro na cabeça. Ainda deitada de lado, ela coloca um travesseiro na cabeça e o outro entre as pernas (4).
Na 6, deita-se com um travesseiro na cabeça e no outro, coloca as canelas (batatas) por cima.
Nas fotos laterais, você pode observar como o feto fica posicionado dentro da barriga da mãe quando deitada na posição supina e lateral.
Agora, gravidinhas de plantão, dormir virada para o lado esquerdo é melhor, beneficiando a circulação do sangue entre mãe e feto, bem como a oferta de oxigênio e nutrientes para o bebe.
Ao deitar-se do lado direito, a veia cava é comprimida, dificultando a passagem de ar, o sangue bombeia menos oxigênio para o corpo, sobretudo, o útero, deixando o bebe irritadiço por não receber o devido oxigênio.
Mesmo assim, independente de como você esteja dormindo, não há com que se preocupar mamães, pois isso não acarretará danos futuros a mãe e nem ao bebe. Até porque temos que revezar as posições, pois devido ao barrigão, temos muitos episódios de cãibras.
E vai uma dica, durma com a barriga virada para fora, facilitando nossas idas que parecem não ter fim ao banheiro e evitando forçar desnecessariamente suas costas.


:* :*

Nenhum comentário:

Postar um comentário