terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Azia na gravidez



Minha gestação foi bem tranquila, mas o que influenciou bastante para isso foi minha alimentação, que antes de engravidar já era saudável. Apenas cortei as comidas que não são tão saudáveis, no qual eu me dava o luxo de comê-las e, quando abria exceção, não havia exageros.
Cheiro de fritura me enjoava e o cheiro do restaurante japonês também, meu estômago embrulhava na hora, e a azia começava.  A solução era evitar lugares com esses cheiros.
Meus desejos não foram nada extravagantes. Às vezes ficava com água na boca e uma vontade crescente de comer frango teriyaki, da #subway. Para mim, é o melhor fast food (ainda bem que coincidiu rsrs)!
Existem alimentos que dão azia e o melhor a fazer é deixá-los longe do seu cardápio. Se porventura, for algum alimento que contém um nutriente essencial para sua alimentação, procure substituí-lo por outro com as mesmas vitaminas. 
A azia é bastante conhecida pelas gestantes como uma queimação e desconforto no estômago, muito comum no primeiro trimestre, mas que pode continuar nos próximos. Sua causa se deve às mudanças físicas e hormonais, que fazem os ácidos gástricos (que participam da digestão) subirem pelo esôfago, tornando sua eliminação lenta, assim como a digestão, ocasionando a sensação desagradável de azia. A foto mostra bem como nossos órgãos se espremem bastante para dar espaço ao bebê, placenta, líquido amniótico etc. 
Então, vou compartilhar algumas dicas que pode ajudá-la:
* Refeições leves e uma ótima mastigação;
* Evite temperos fortes e comidas apimentadas e cítricas, frituras, bebidas alcoólicas e com alto teor de cafeína;
* Deixe para beber líquido no final das refeições e não durante elas;
* Não se deite logo em seguida das refeições, espero no mínimo 1h para deitar-se;
* Antiácido, sob recomendação de seu médico.

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário