quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Como se alimentar bem na gestação


Descobriu que está grávida?
Então você se pergunta: - e agora!! como devo me alimentar?
Calma!
Depois que descobri que estava grávida, aqui em casa nossa alimentação melhorou. Se comíamos bem, passamos a comer melhor. Pois variávamos bem os legumes, vegetais e as frutas, até mesmo para não exagerar de mais em um nutriente específico e faltar também importante para nossa saúde.
Lembre-se que ter uma alimentação saudável é fundamental para o desenvolvimento do bebe.
Nunca fui de tomar bebidas alcoólicas. O refrigerante já não participa do meu cardápio a uns 8 anos. A grande maioria das mulheres tem uma queda por chocolates, mas no período gestacional eu não abusava, quando eu comia, era apenas um pedaço por dia, só para matar a vontade mesmo.
As maiores dúvidas que tive foi quanto a ovo e adoçante. Ovos podemos comer sem medo, se possível, diariamente. Contribui para o crescimento e saúde cerebral do bebê e na prevenção de defeitos no tubo neural. Já com relação a adoçante, os maiores vilões são a sacarina e o aspartame, responsáveis por anomalias e atraso mental em fetos, respectivamente.
Fique atenta aos rótulos dos produtos 




Evite qualquer tipo de carne (vermelha ou branca, ovo, salsicha, linguiça, peixe e frutos do mar) crua ou malcozida, isso vale também para massas.
Nada de exagerar no café. Na época, troquei o café por chás. Na verdade, a gestante deve evitar grandes quantidades de cafeína.
Evite comer muito fora de casa, como massas em geral. Claro, que uma vez ou outra não vai fazer mal.
Evite comidas com bastantes condimentos e muito apimentadas.
Não vale comer por dois, mas sim para os dois – mãe e bebe.

Você deve fazer as três refeições base do dia (café da manhã, almoço e janta). E os lanchinhos da manhã, tarde e noite não significa uma refeição completa, e sim, um lanche que equivale a uma fruta, suco e sanduíche natural, vitamina e pão/biscoito integral, nada muito pesado demais que faça você perder o apetite de uma refeição.
Coma muitas frutas, verduras e legumes. Dê uma variada nas hortaliças. E vale usar sua criatividade!


Ha.. bom apetite :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário