sábado, 4 de outubro de 2014

Qual a diferença entre eles: bebida láctea, leite fermentado e iorgute


Quantas vezes você deve ter ido ao supermercado e percebeu que ali tem produtos parecidos e ficou na dúvida se está comprando o produto certo. De fato há produtos parecidos, mas não são. É o caso do iogurte, bebida láctea e leite fermentado, eles se diferem pelas características químicas e nutricionais.
De acordo com a legislação brasileira, a diferença entre iogurte e leite fermentado é o teor e o tipo de bactérias benéficas ao nosso organismo que são adicionadas.

O iogurte é produzido por duas bacterias: Streptococcus thermophilus e Lactobacillus bulgaricus. Já o leite fermentado é produzido por outros micro-organismos, como Lactobacillus casei e Bifidobacterium animalis. O iogurte é de consistência mais cremosa devido ao processo de fermentação causada pelas bactérias e pelo acréscimo de leite em pó. É considerado mais saudável por ser mais completo, inclusive na quantidade de cálcio.

O leite fermentado possui quantidade mais concentrada dessas bactérias e auxiliam a recompor a flora intestinal, por isso é também considerado um alimento funcional.

A bebida láctea, a principal diferença é a presença de 51% de soro de leite, não é 100% lácteo como o iogurte, o que justifica sua consistência mais líquida. Possui baixa quantidade de bactérias benéficas e menor valor nutritivo, pois contém mais amido de milho do que leite em pó.


Fonte portaleducação


Fique atenta e leia os rótulos dos produtos que você consome ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário