sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Mamãe ecologicamente correta


Eu apoio o ideal de uma maternidade sustentável
Curto as mamães que carregam essa bandeira. Mas, vivemos numa sociedade onde tempo é dinheiro, tempo é praticidade e usar fraldas descartáveis é de uma facilidade incrível, além de super prático e rápido de trocar no bebê.
Não usei muitos modelos de fraldas descartáveis. Mas a que eu considero top é a da Pampers pacote roxo, serve tanto para o dia quanto para a noite, principalmente, durante a noite, que dura bem, não vaza, é ultra seca e nunca deu nenhum tipo de reação alérgica na Ana.
Certa vez as fraldas descartáveis da Ana acabaram e já era tarde da noite, por x motivos não tivemos tempo de comprar, então me restou usar as fraldas de pano e a calça enxuta. Amanheceu e estava tudo certo, até o momento em que ela fez o nº2, depois disso, desisti e nunca mais fiz uso delas.
Só quando a Ana completou 1 ano, me vesti de coragem e voltei a usar as temidas fraldas de pano; temidas porque muitas mães não querem nem imaginar tê-las que usar algum dia e se tiver, no máximo, vai ser como paninho para limpar a baba e refluxo.
Está sendo mais tranquilo porque as uso durante o dia e para dormir uso a calça enxuta. De dia costumo dar 3 dobras na fralda, depois ao meio e coloco direto na calcinha. A Ana tem usado de 3-4 dessas por dia e elas não ficam ensopadas. Claro que o nº de fraldas depende da quantidade de xixi que ela faz. Já a noite, coloco a fralda numa calça enxuta e dura até o outro dia ainda seca (às vezes).
Existe no mercado absorventes laváveis, descartáveis e biodegradáveis, que podem ser colocados na calça enxuta e fazem a absorção como uma fralda de pano.
Agora, o mais chato é na hora do nº2 por conta da limpeza da fralda. Conforme suja, coloco de molho com água e sabão de coco e sempre lavo no mesmo dia, para não criar microrganismos.
Se coloco com outros sabões, depois de um tempo a água fica com odor forte e desagradável.
Crianças usam em torno de 5-10 fraldas descartáveis por dia e, até chegar a idade de transição para o vaso sanitário, estima-se que use mais de 7mil fraldas. São feitas com materiais como petróleo e árvores e levam mais de 500 anos para se decompor, sendo lançadas diretamente nos aterros sanitários.
No Brasil, ainda não existe nenhuma org. não governamental que trabalhe em prol do consumo consciente.
As fraldas de pano diminuem o risco de dermatites (assaduras e irritações de pele) por serem livres de produtos químicos e nocivos à saúde do bebê, permitindo que sua pele respire melhor.
Pois bem, estou me sentindo uma mãe ecologicamente correta e com mais dinheiro no bolso.

Obs: continuo refém das fraldas descartáveis quando saio com ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário